quarta-feira, 27 de julho de 2011

Carta aberta da ACALANTO à Seduc e Secult

Carta Aberta às Secretarias

da Educação e da Cultura do Tocantins



A Acalanto – Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense vem de público lamentar o resultado do Edital nº 008/2011, para “AQUISIÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS DE ESCRITORES TOCANTINENSES”, das secretarias da Educação e da Cultura do Estado do Tocantins, no que considera serem falhas que possibilitaram a escolha de obras que não se enquadram dentro dos critérios do referido edital, que abaixo nomeia:



1 – O Edital, em seu Artigo 1 – Do Objeto, deixa claro que deveselecionar e adquirir obras de autores tocantinenses ou residentes há dez anos no Tocantins”.

O livro Roteiro do Tocantins, de Lysias Rodrigues, infringe frontalmente este artigo, pois Lysias ­­- patriota a quem a aviação e os Correios nacionais muito devem - morreu em 1957, jamais podendo ter morado no Tocantins, tampouco ser considerado escritor tocantinense.



2 – O Edital, em seu Anexo I, que trata das inscrições, contempla apenas as seguintes categorias: “Infantil, Infantojuvenil, juvenil, poesia, romance, crônica e contos”, por si consideradas estritamente literárias. Por isso a Acalanto entende que os livros abaixo relacionados não atendem ao proposto no Edital. São frutos de árduas pesquisas de profissionais competentes, mas acadêmicas ou registros dos antecedentes históricos ou passado recente do Tocantins, não havendo categoria que os contemplasse:

a) Recomendações de Metodologia Científica, de Janislau José;

b) A Nova História do Tocantins, de Otávio Barros;

c) Fundamentos Históricos do Tocantins, de Têmis Gomes Parente;

d) Caminhos que Andam, de Kátia Maia Flores;



Pelo exposto, a Acalanto lamenta o comprometimento do processo seletivo que se não revela favorecimento aos selecionados, causa danos aos demais concorrentes pela incúria por parte dos examinadores e pela desídia por parte dos promotores.







Araguaina, 27 de julho de 2011



Edson Gallo

Pres. Acalanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário