terça-feira, 28 de junho de 2011

ESCRITORES PARTICIPAM DO FORUM ESTADUAL DE CULTURA



Os escritores Edson Gallo, Orestes Branquinho, ALmecides Pereira. Jose Francisco Concesso e Luiz aparecido, participaram ativamente do FORUM ESTADUAL DE CULTURA, que ocorreu no auditório da FIETO, na terça feira dia 21/06.
Na ocasião foi apresentado por técnicos da Secretaria de Cultura e pela Própria Secretária Katia Rocha, as diretrizes que serão traçadas para a elaboração de políticas públicas para o setor cultural.
Foi realizado um seminário sobre o SNC – Sistema Nacional de Cultura, disponibilizado pelo Minc, apresentado pelo diretor de teatro, e agora, chefe de gabinete, Marcelo Silva. Informações e os procedimentos para encaminhamento de projetos e parcerias com o governo federal.  
Os palestrantes ressaltaram a importância do uso de todas as ferramentas disponíveis na internet (redes sociais, sites de relacionamentos, blogs, e-mail etc.) na comunicação das entidades, secretarias e Ministérios, a fim de atingir um público cada vez mais amplo com informações corretas.
A ACALANTO, representada pelos escritores e seu presidente Edson GAllo fizeram um levantamento das principais demandas da área de Literatura, a saber:

Demandas da área de Literatura levantadas por ocasião do Forum Estadual de Cultura em Araguaina.
1)    Fundos e incentivos para  a realização da BOLSA DE PUBLICAÇÕES JOSE GOMES SOBRINHO.
Trata-se de Concurso Literário promovido e gerido  pela ACALANTO – Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense. E consiste na publicação de 03 obras literárias, a saber:
a)   (01)Uma obra, concurso (coletânea de contos e crônicas tocantinenses) de âmbito estadual, com participação de escritores que nasceram no Tocantins ou que aqui residem há mais de 05 anos.
b)   Uma premiação, de valor equivalente à publicação de uma obra literária (custos tendo como valor de referencias 1.000 livros de 100 paginas),  por obra lançada em  ano anterior ao certame,  de autor da ACALANTO, a fim de prestigiar e incentivar autores regionais. 
c)   Uma obra de caráter acadêmico/científico (monografia, artigo cientifico, resenha, etc) cujo tema da pesquisa seja literatura tocantinense. Uma forma de aproximar as Academias das Universidades e dos estudantes da cultura tocantinense em geral.
2)   Realização da FALA – Feira Aberta Literária Araguainense –  Com organização da ACALANTO em uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura  e Secretaria Estadual de Cultura.
um evento de caráter popular com a participação de cantores regionais, danças, teatro popular, recitais e saraus ao ar livre.
- Preferencialmente na Praça;
- Stands, com expositores de livros;
- Varais com poema, “cordéis”, poemas cartazes;
- Sebos, trocas de livros, revistas, revistas em quadrinhos;
- exibição de “mangás”, literatura para crianças e jovens;
- Livros de todos os gêneros; literários, religiosos, espíritas, etc;
3)    Apoio para a realização da XII FEPEARA – Festival de Poetas e Escritores de Araguaina;
4)    Projeto PÃO E POESIA;
- Consiste na publicação de poemas e gravura do autor nos sacos de papéis de pão das principais Panificadoras e Supermercados da cidade;
- Tem como objetivo massificar os autores regionais e levar cultura a população, através de parceria entre Empresas Publicas, Privadas e Academias.
5)    APOIO PARA O PROJETO “VIAGEM COM POESIA”;
Projeto de baixo custo operacional; Parceira Publico Privada; Concurso cuja premiação é a publicação de poemas adesivados em ônibus urbanos de circulação municipal e/ou estadual.
Coordenado pela ACALANTO;
6)    Apoio para a publicação do “site” da ACALANTO;
- Consiste na inserção de mídias no site a fim de ser auto sustentável;
- um site totalmente voltado para as realizações culturais do Estado do Tocantins e região norte;
- o site  viabilizaria ao menos o “endereço” da Academia uma vez que não possui sede. 
-Viabilizaria também os concursos que a Academia tem como meta realizar.
- Seria o portal de comunicação entre os escritores e o público.
7)    Criação de Políticas Públicas para Incentivar a CRIAÇÃO DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS – 
-  Diferentemente das Bibliotecas Públicas estas seriam geradas pelos acadêmicos e comunidade, (a exemplo da Prefeitura de Limeira SP)
- doação do espaço e acervo, com incentivos e parceira do MINC.

Edson C. Alencar (gallo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário