terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

Feliz Natal! Ecoa a cada instante nestes dias. Feliz Natal! Eu repito sentindo a paz brotar no meu coração. Afinal o que é Natal?

Vejo no presépio a imagem de um menino abrindo os braços e sorrindo para mim, e no comércio árvores enfeitadas com luzes coloridas e os mais criativos enfeites, enquanto um bom velhinho vestido de vermelho com gorro também vermelho e o orlado e o penacho brancos que combinam com a farta barba nívea que o tornam bem agradável, fazendo assim a felicidade de toda a criançada.

Eu paro e me pergunto: Como foi que tudo isso começou? E o que significa? E como o Menino Jesus se tornou árvore? E este Papai velhinho bonachão o que tem a ver com o Natal?

Bom, assim me contaram e eu repasso aos meus netinhos.

Lá em Belém na Judeia, Jesus nasceu numa gruta que abrigava uns animais, José e Maria que não tinham encontrado lugar nas hospedarias da cidade recolheram-se fora da cidade entre os pastores e ali num curral nasceu o Deus menino.

São Francisco de Assis no século XIII fez pela primeira vez a encenação deste fato através do presépio.

A árvore de Natal tem o significado na árvore da vida, como no Paraíso terrestre houve a árvore que trouxe o pecado a toda a humanidade, JESUS é a nova árvore que traz a salvação para todos. Esta árvore ( Jesus ) tem raízes no presépio.

Papai Noel é a representação da munificência do Bispo de uma cidade da Turquia -São Nicolau- que viveu nos primeiros séculos do cristianismo.

Na Igreja Oriental ele é bastante venerado. Conta a história que havia uma jovem que não tinha o enxoval para o casamento, por isso ela vivia muito triste. São Nicolau que era muito caridoso, porém não querendo aparecer, durante a novena do natal, arrumou tudo que se faz necessário para um casal e mandou entregar a noiva dizendo que era o Papai Noel que estava enviando. E assim o Papai Noel ficou conhecido no mundo inteiro como o bom velhinho que traz presentes para todas as crianças.

DESEJO QUE O MENINO JESUS REINE EM TODOS OS CORAÇÕES TORNANDO MAIS FELIZ O SANTO NATAL! QUE 2012 SEJA PLENO DE BOAS REALIZAÇÕES!

Angelo Bruno - Araguaína-TO, 18-12-2012.

2 comentários:

  1. BELO POST! FELIZ NATAL AO AUTOR E A TODOS QUE LEREM E CONCORDAREM!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernando pelo comentário! Desejo um Feliz Ano Novo para você e sua família! Angelo

    ResponderExcluir