quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ACALANTO DEFINE NOVOS ACADÊMICOS

A Acalanto (Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense) definiu terça-feira, 22, os seis novos ocupantes de cadeiras da entidade, que em 21 de abril do próximo ano tomarão posse durante festividades em comemoração ao seu nono aniversário de fundação.

Os novos acadêmicos são: Angelly Bernardo (poeta e romancista) e José Alberto Viana Amorim (contista), de Tocantinópolis; Jorge Palma Fernandes (cronista e contista) e Antônio Ferreira Lima (contista), de Araguaína; Jádson Barros Neves (contista), de Guaraí; e Antônio Brito de Sousa (cordelista e poeta), de Babaçulândia.

Segundo Edson Gallo, presidente da Acalanto, o edital lançado em agosto previa o preenchimento de quatro vagas, mas durante o período de inscrições duas vagas foram abertas por falecimento e decidiu-se logo preenchê-las. “Fizemos isso por dois motivos: primeiro, há um grande intervalo entre as admissões de novos acadêmicos; segundo, onze postulantes se inscreveram, todos com grande mérito”, resumiu.

Escritores de cinco cidades do norte tocantinense enviaram material para apreciação pela comissão de avaliação. A maioria de Araguaína, mas também de Tocantinópolis, Babaçulândia, Guaraí e Aragominas. “Importante salientar que a produção literária cresceu muito em nossa região, pois quase todos os aspirantes – embora isso não fosse pré-requisito – apresentaram trabalhos impressos. Além disso, a produção literária está presente em um número maior de cidades”, comemorou Gallo.

As cadeiras que serão ocupadas pelos novos acadêmicos da Acalanto, são:

02 – Antônio Ferreira Lima (patrono: Padre Antônio Tomás)

04 – José Alberto Viana Amorim (patrono: Manoel de Sousa Lima)

05 – Antônio Brito de Sousa (patrono: Nélson Maranhão)

06 – Jádson Barros Neves (patrono: Machado de Assis)

07 – Angelly Bernardo (patrono: José de Alencar)

10 - Jorge Palma Fernandes da Silva (patronesse: Cora Coralina)

Ascom Acalanto – 23/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário