segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Casa (in)cômodos (di)versos - ACALANTO e NERDS



Notas culturais... (Por Osmar Casagrande)


Caríssimos, a nota de hoje é completamente egoísta / egocêntrica, mas ainda assim cultural!

Caros amigos, no dia 30 de setembro fui a Araguaina (distante de Palmas cerca de 400 quilômetros) para fazer palestra em uma escola. Teria sido mais uma boa palestra sobre o livro A CASA (in)cômodos (di)versos se não tivesse ocorrido algo tão especial.

Exatamente o especial é que fez com que eu pudesse entrar em minha própria obra! O acontecimento foi patrocinado pela Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense (ACALANTO) e promovido pelo Colégio Nerd's. Ao adentrar o prédio do colégio, comecei a observar partes de meu livro, que é de poemas, impressas nas almofadas dos sofás ali dispostos e a surpresa começou a dar-me o ar de sua graça... Quanto mais adentrava, tanto mais poemas encontrava e então dei-me conta: eu estrava adentrando o livro!

Professores e alunos desdobraram-se para fazer do prédio uma CASA de verdade, com seus (in)cômodos (di)versos! A sequência lógica foi indicando-me os cômodos onde havia, representando o cômodo específico (meu livro não tem capítulos, mas cômodos), preparado de modo especial, com intervenções de arte: um belo arranjo, uma ambiência, uma representação de dança, um velório com festa! (este último, na representação do poema "Para quando eu me for").

Depois, durante minha fala, fui sistematicamente interrompido por apresentações de poemas, realizadas por professores e alunos. Por último, fui levado a, de pijamas, ocupar a enorme cama (formataram a cama do cômodo "Alcova") que se encontrava no auditório, elevado à categoria de "Alcova", de onde conversei com o público que, literalmente, o lotava.

Confesso aos caros amigos que penetrar minha própria obra e viver ali o papel do narrador que faço em várias partes do livro, na apresentação de cada cômodo, foi mais que emocionante, foi divino!

Fiquem já avisados, portanto: se surgirem fotos ou filmes na net com o Osmar Casagrande em pijamas sobre uma enorme cama, não é montagem, mas um personagem vivo de A CASA (in)cômodos (di)versos.

Aos caros alunos e parceiros do Colégio Nerd's agradeço do mais profundo de meu coração, através dos nomes dos professores Edson Gallo e Rogério, como agradeço também, imensamente à ACALANTO por essa iniciativa particularmente agradável à minha pessoa e à minha obra. Obrigadíssimo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário