quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Professor Concesso” é o escritor da ACALANTO que teve obra selecionada em Edital.

Membro da Academia Tocantinense e Araguainense de Letras, o escritor José Francisco Concesso, teve a sua obra MEU PRIMEIRO PICOLÉ, selecionada pelo Edital Estadual da SEDU, para compor as bibliotecas escolares do Estado do Tocantins.

O escritor, filósofo e teólogo José Francisco da Silva Concesso, lançou o livro “Meu Primeiro Picolé”, onde reúne uma seleção cuidadosa de crônicas, contos e ensaios que registram um pouco da trajetória vivida por esse destacado intelectual nascido em 9 de março de 1936, em Rio Espera, cidadezinha isolada nas montanhas de Minas Gerais, onde só conhecia picolé pelas informações das poucas pessoas que tinham a oportunidade de sair de lá.

Secretaria Estadual da Educação (Seduc) divulgou, na segunda-feira, o resultado do edital Obras do Tocantins, que tem como objetivo selecionar obras de autores tocantinenses para equipar as bibliotecas escolares da rede estadual. Ao todo foram inscritas 48 obras de todas as regiões do estado. De acordo com publicação no site da Seduc, foram contemplados ao todo 20 autores e, de cada livro selecionado, serão adquiridos 500 exemplares.


Ler “Meu Primeiro Picolé”,é mergulhar numa prazerosa viagem a um passado que deixou saudade e que hoje é resgatado através de uma linguagem despojada de pseudo-intelecutalismos, porém, sempre enriquecida de narrativas que nos cativam a alma. – diz o escritor.

Na apresentação da obra, o imortal escritor Murilo Vilela, titular da Academia Tocantinense de Letras, destaca que Concesso é um exemplo abnegado da humildade superioridade dos que continuam amando a Deus e o seu semelhante, pela fé divina e pela fraternidade que lhe conferiu a suprema força em conduzir galhardamente a cruz de um professor heroicamente brasileiro.

Depois dos estudos elementares em sua terra natal, entrou no seminário dos padres orionitas, em Burnier, município de Ouro Preto. Ordenou-se sacerdote em 10 de abril de 1965. Teve passagens por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Araguaína, Lagoa Santa, Roma, Espanha e Cuba. Nessas andanças estudou Filosofia, Teologia, Enfermagem Letras, Direito, pós-graduou-se em Educação e especializou-se em Língua Espanhola. Em terras tocantinenses, foi o primeiro diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Araguaína.

SOBRE O AUTOR:

Sua bibliografia registra a publicação dos livros “Latim: Primeiros Passos” e “Data Vênia Análise Sistemática para Estudantes de Latim”.

Leciona Latim e Filosofia no Campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins. O seu currículo literário e sua contribuição no universo das letras o credenciaram para ingressar, com mérito, como titular na Academia Tocantinense de Letras. Também preside a Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, integra a Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa e é idealizador e fundador da Academia de Letras Mirim de Araguaína, além de membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário