segunda-feira, 12 de novembro de 2012

XIII FEPEARA – 2012 – FESTIVAL ABERTO DE POESIAS DE ARAGUAÍNA. “EM LOUVOR À POESIA”.


INSCRIÇÕES GRATUITAS ABERTAS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL E FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE / NUPEX.

PREMIAÇÃO MELHOR POESIA E MELHOR INTÉRPRETE!

PREMIAÇÃO MELHOR POESIA POR ACLAMAÇÃO POPULAR!

INSCREVA SUA POESIA!
MOSTRE O SEU TALENTO LITERÁRIO!
DÊ UM SHOW DE INTERPRETAÇÃO!

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2012.
Local: Nupex – Sala 12.
Ou Pelo E-mail: luizap19@hotmail.com
Demais Informações: 9219 3112.
APOIO:

Acalanto: Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense
Secretaria Municipal de Cultura
Grupo de Jovens Apocalipse


OBJETIVOS:                                        
- Descobrir e incentivar os novos talentos e aqueles já conhecidos no campo literário;
- Promover e divulgar a poesia escrita e falada.

PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÕES:
- Toda e qualquer pessoa, ambos os sexos, de todas as idades, que concordem com o presente regulamento e que preencham a ficha de inscrição;
- Os interessados poderão inscrever até dois trabalhos inéditos, gênero POESIA, tema livre, de sua autoria ou não, desde que citado o nome do autor na inscrição;
- Os trabalhos deverão ser digitados em uma única folha, fonte Arial ou Colibri, tamanho 12, colocados em um envelope constando cinco cópias de cada, sem constar o nome do participante no texto, apenas um pseudônimo.
- As inscrições poderão ser feitas ATÉ O DIA 20 DE NOVEMBRO na BIBLIOTECA MUNICIPAL E/OU NA FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE – NUPEX – NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO, DAS 14 ÀS 22 HORAS.
- Poderá, também, ser feita inscrição pelo e-mail: luizap19@hotmail.com desde que todos os dados da Ficha de Inscrição sejam enviados no mesmo e-mail.
- Demais informações: 9219 3112 – Luiz Aparecido.

SELEÇÃO:
- Um júri formado por membros da ACALANTO irá selecionar 20 poesias na categoria PRINCIPAL e 10 Infanto-Juvenil para a noite da apresentação e escolha da MELHOR POESIA E MELHOR INTERPRETAÇÃO.
- Caso um concorrente classifique dois trabalhos, deverá indicar intérpretes diferentes. Os intérpretes poderão ser indicados até momentos antes do início das apresentações.

PREMIAÇÃO:
- 1º, 2º E 3º Lugar MELHOR POESIA;
- MELHOR INTÉRPRETE
- MELHOR POESIA POR ACLAMAÇÃO POPULAR;
- DESTAQUE E/OU REVELAÇÃO DO FESTIVAL
- MELHOR POESIA E MELHOR INTÉRPRETE INFANTO JUVENIL
(Concorrentes até 15 anos)
- Serão premiados com Medalhas e Certificados (todos os participantes), e Troféus.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
- Os trabalhos não classificados deverão ser procurados até 30 dias após o evento. Após esta data os mesmos serão destruídos;
- Os casos omissos deste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.
- O Festival acontecerá dia 01 de Dezembro no auditório Pe. Remíggio Corazza, Colégio Santa Cruz. Os classificados serão comunicados por todos os meios de comunicação possíveis.

Apoio:

XIII FEPEARA – 2012 – FESTIVAL ABERTO DE POESIAS DE ARAGUAÍNA.


INSCRIÇÕES GRATUITAS ABERTAS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL E FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE / NUPEX.


PREMIAÇÃO MELHOR POESIA E MELHOR INTÉRPRETE!

PREMIAÇÃO MELHOR POESIA POR ACLAMAÇÃO POPULAR!

INSCREVA SUA POESIA!

MOSTRE O SEU TALENTO LITERÁRIO!

DÊ UM SHOW DE INTERPRETAÇÃO!


INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2012.

Local: Nupex – Sala 12.

Ou Pelo E-mail: luizap19@hotmail.com

Demais Informações: 9219 3112.

APOIO:


Acalanto: Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense

Secretaria Municipal de Cultura

Grupo de Jovens Apocalipse


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Professor Concesso” é o escritor da ACALANTO que teve obra selecionada em Edital.

Membro da Academia Tocantinense e Araguainense de Letras, o escritor José Francisco Concesso, teve a sua obra MEU PRIMEIRO PICOLÉ, selecionada pelo Edital Estadual da SEDU, para compor as bibliotecas escolares do Estado do Tocantins.

O escritor, filósofo e teólogo José Francisco da Silva Concesso, lançou o livro “Meu Primeiro Picolé”, onde reúne uma seleção cuidadosa de crônicas, contos e ensaios que registram um pouco da trajetória vivida por esse destacado intelectual nascido em 9 de março de 1936, em Rio Espera, cidadezinha isolada nas montanhas de Minas Gerais, onde só conhecia picolé pelas informações das poucas pessoas que tinham a oportunidade de sair de lá.

Secretaria Estadual da Educação (Seduc) divulgou, na segunda-feira, o resultado do edital Obras do Tocantins, que tem como objetivo selecionar obras de autores tocantinenses para equipar as bibliotecas escolares da rede estadual. Ao todo foram inscritas 48 obras de todas as regiões do estado. De acordo com publicação no site da Seduc, foram contemplados ao todo 20 autores e, de cada livro selecionado, serão adquiridos 500 exemplares.


Ler “Meu Primeiro Picolé”,é mergulhar numa prazerosa viagem a um passado que deixou saudade e que hoje é resgatado através de uma linguagem despojada de pseudo-intelecutalismos, porém, sempre enriquecida de narrativas que nos cativam a alma. – diz o escritor.

Na apresentação da obra, o imortal escritor Murilo Vilela, titular da Academia Tocantinense de Letras, destaca que Concesso é um exemplo abnegado da humildade superioridade dos que continuam amando a Deus e o seu semelhante, pela fé divina e pela fraternidade que lhe conferiu a suprema força em conduzir galhardamente a cruz de um professor heroicamente brasileiro.

Depois dos estudos elementares em sua terra natal, entrou no seminário dos padres orionitas, em Burnier, município de Ouro Preto. Ordenou-se sacerdote em 10 de abril de 1965. Teve passagens por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Araguaína, Lagoa Santa, Roma, Espanha e Cuba. Nessas andanças estudou Filosofia, Teologia, Enfermagem Letras, Direito, pós-graduou-se em Educação e especializou-se em Língua Espanhola. Em terras tocantinenses, foi o primeiro diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Araguaína.

SOBRE O AUTOR:

Sua bibliografia registra a publicação dos livros “Latim: Primeiros Passos” e “Data Vênia Análise Sistemática para Estudantes de Latim”.

Leciona Latim e Filosofia no Campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins. O seu currículo literário e sua contribuição no universo das letras o credenciaram para ingressar, com mérito, como titular na Academia Tocantinense de Letras. Também preside a Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, integra a Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa e é idealizador e fundador da Academia de Letras Mirim de Araguaína, além de membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PRORROGADA AS INSCRIÇÕES PARA O 1º CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL DE TOCANTINOPOLIS

Após reunião com a ACALANTO - ACADEMIA DE LETRAS DE ARAGUAINA E NORTE TOCANTINENSE, decidiu-se pela prorrogação do CONCURSO LITERARIO INTERNACIONAL DE TOCANTINÓPOLIS, que teve as inscrições encerradas em 25 de agosto, último. Dentre os motivos apontados para prorrogação estão a pouca divulgação do evento por ocasão da FLIT e compromissos não assumidos de parceiros do evento.


No entanto, a ACALANTO, assume o compromisso de realizar o evento.

Desta forma, ficam validadas as inscrições que chegaram até o dia 25 de agosto e abre-se o prazo até o dia 31/12/2012, para novas inscrições.