sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do Professor


Reverencio o baluarte
Que chora e está sorrindo
Faz da profissão uma arte
À comunidade servindo

À inteira sociedade
Costuma orientar
A sua seriedade
Ninguém vai contestar

É  verdadeiro  exemplo
Faz da vida uma oblação
A escola é seu templo
Ao semear educação

Considero-o heroi
Vive a vida a educar
A saúde se corroi
Mas não para de educar

Vou gritando ao mundo inteiro
Vamos juntos dar valor
A este grande guerreiro
Que é o nosso PROFESSOR
                           Angelo Bruno
                            15/10/2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DIVULGADOS ARTIGOS SOBRE A LITERATURA E AS ARTES VISUAIS NO TOCANTINS

Encontra-se disponível no site do Mestrado em Ensino de Letras e Literatura da Universidade Federal do Tocantins, o número 2 da revista Entreletras, que apresenta uma coletânea de artigos sobre a literatura e as artes visuais produzidas no Tocantins. Através da leitura dos textos, os leitores poderão conhecer algumas das obras produzidas no Estado, nas áreas de literatura e artes visuais e verificar como o Tocantins dialoga com os fenômenos pós-modernos ou contemporâneos da arte.

O leitor encontrará análises sobre obras dos seguintes autores e artistas visuais tocantinenses: Marcos Dutra, Manoel Júnior, Marina Boaventura, José Francisco Concesso, Fidêncio Bogo, Osmar Casagrande, Gilson Cavalcante, Múcio Breckenfeld, Paulo Marinho e Eliane Cristina Testa.

Os textos podem ser acessados no link http://www.uft.edu.br/pgletras/index.php?pg=6&op=5&show=sim&id=2.

César Halum lança livro: "As verdades do Tocantins" e traz a realidade de indicadores econômicos e sociais do Estado

Será lançado na semana de 10 a 17 de outubro nas cidades de Palmas, 10, Araguaína, 11, Colinas, 13, e Porto Nacional, 17, a terceira obra literária de autoria do deputado federal César Halum.

Intitulado “A verdade sobre o Tocantins”, o livro tem como objetivo maior, informar a população tocantinense sobre a realidade do Tocantins no que se refere a todos os indicadores econômicos e sociais e situando o Estado em relação às demais unidades da federação. Para Halum, “o povo não pode mais viver com propagandas enganosas e criando falsas expectativas” e completa, “a verdade tem que ser dita”.

O livro foi prefaciado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Roberto Magno Martins, onde chama a atenção afirmando que a publicação de Halum norteia o povo tocantinense a planejar o futuro do Estado. “A publicação ‘A verdade sobre o Tocantins’, iniciativa do Deputado Federal César Halum, concorre para sanar uma lacuna com informações que habilitam o perfil socioeconômico do Tocantins, situá-lo no concerto dos estados nacionais e, assim, aportar informações da mais alta relevância para todos aqueles que se aventuram na difícil arte de planejar o futuro”, prefaciou Roberto Magno.

César Halum diz que em momento algum teve a intenção de criticar os “governos”, mas sim deseja que todos os cidadãos tenham acesso a dados importantes do Estado e que os próprios leitores possam tirar suas conclusões a respeito da atuação governista. “Que os dados ora expostos neste livro acabem com os discursos demagógicos com o objetivo exclusivo de confundir nosso povo, sempre engrandecendo o Estado, sem conhecer nosso posicionamento em relação a outras regiões brasileiras e aos índices mínimos recomendados para a boa educação, saúde, segurança publica, enfim, a qualidade de vida tão desejada. Meu objetivo maior é que os projetos para o Estado tenham interesses coletivos e que a colocação de placas de inauguração e foguetórios não seja o único objetivo das obras realizadas”, disse.

Pesquisa séria

Entre período de elaboração, produção e impressão foram mais de 9 meses até chegar ao produto final. A obra foi fruto de uma pesquisa em mais de 30 órgãos que definem os indicadores sociais econômicos para o Governo Federal, incluindo ministérios, tribunais, o Siafi – Sistema de Administração Financeira Nacional, Receita Federal e o IBGE. “Com este livro espero estar contribuindo com nossa juventude, acadêmicos, profissionais liberais, funcionários públicos, trabalhadores e empresários urbanos e rurais, donas de casa, desportistas, amigos do meio ambiente, amantes da cultura e das artes, etc. Juntos vamos criar um verdadeiro plano de desenvolvimento sustentável para o nosso Tocantins”, concluiu César Halum. (Da Assessoria)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Casa (in)cômodos (di)versos - ACALANTO e NERDS



Notas culturais... (Por Osmar Casagrande)


Caríssimos, a nota de hoje é completamente egoísta / egocêntrica, mas ainda assim cultural!

Caros amigos, no dia 30 de setembro fui a Araguaina (distante de Palmas cerca de 400 quilômetros) para fazer palestra em uma escola. Teria sido mais uma boa palestra sobre o livro A CASA (in)cômodos (di)versos se não tivesse ocorrido algo tão especial.

Exatamente o especial é que fez com que eu pudesse entrar em minha própria obra! O acontecimento foi patrocinado pela Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense (ACALANTO) e promovido pelo Colégio Nerd's. Ao adentrar o prédio do colégio, comecei a observar partes de meu livro, que é de poemas, impressas nas almofadas dos sofás ali dispostos e a surpresa começou a dar-me o ar de sua graça... Quanto mais adentrava, tanto mais poemas encontrava e então dei-me conta: eu estrava adentrando o livro!

Professores e alunos desdobraram-se para fazer do prédio uma CASA de verdade, com seus (in)cômodos (di)versos! A sequência lógica foi indicando-me os cômodos onde havia, representando o cômodo específico (meu livro não tem capítulos, mas cômodos), preparado de modo especial, com intervenções de arte: um belo arranjo, uma ambiência, uma representação de dança, um velório com festa! (este último, na representação do poema "Para quando eu me for").

Depois, durante minha fala, fui sistematicamente interrompido por apresentações de poemas, realizadas por professores e alunos. Por último, fui levado a, de pijamas, ocupar a enorme cama (formataram a cama do cômodo "Alcova") que se encontrava no auditório, elevado à categoria de "Alcova", de onde conversei com o público que, literalmente, o lotava.

Confesso aos caros amigos que penetrar minha própria obra e viver ali o papel do narrador que faço em várias partes do livro, na apresentação de cada cômodo, foi mais que emocionante, foi divino!

Fiquem já avisados, portanto: se surgirem fotos ou filmes na net com o Osmar Casagrande em pijamas sobre uma enorme cama, não é montagem, mas um personagem vivo de A CASA (in)cômodos (di)versos.

Aos caros alunos e parceiros do Colégio Nerd's agradeço do mais profundo de meu coração, através dos nomes dos professores Edson Gallo e Rogério, como agradeço também, imensamente à ACALANTO por essa iniciativa particularmente agradável à minha pessoa e à minha obra. Obrigadíssimo a todos.