terça-feira, 24 de novembro de 2009

“Projeto Escritores de Araguaína”

Observando a necessidade de se desenvolver ações que resgatem os valores do Tocantins, em especial, de Araguaína, no campo literário e percebendo a riqueza das obras e a importância da difusão das mesmas, será desenvolvido no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, o “Projeto Escritores de Araguaína”; tendo em vista, atender os desafios de educar dentro de uma perspectiva dinâmica e moderna.

O desenvolvimento deste projeto tem como objetivo, interpretar e analisar textos, tendo como objeto de estudo: contos, crônicas, poesias e sonetos de escritores da ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins; conhecer as biografias destes e suas características literárias; além de realizar pesquisas utilizando subsídios tecnológicos como: TV Escola, Laboratório de Informática e Biblioteca desta U.E. e (re)criar produções textuais alusivas às obras lidas, fazer documentários, dramatizações, utilizando celular, filmadora, câmara digital, entre outros; pois estes são enfocados como meios de comunicação, expressão, informação e formação do cidadão contemporâneo.

sábado, 21 de novembro de 2009

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Trabalho literário no CEM Castelo Branco de Araguaína


O escritor araguainense, Prof. Angelo Bruno, recebeu na manhã de quarta-feira, dia 18 de novembro, quatro alunas do CCB- Centro de Ensino Médio Castelo Branco.
As alunas estavam realizando um trabalho literário, orientadas pela Professora Ceci de Fátima, e, de acordo com as garotas, outros colegas iriam entrevistar mais quatros escritores.
As alunas: LORENA, ELIANA, GRACIELE E MIRLA, todas do 1º ano, turma “F”, ficaram encantadas e gratas pelas informações literárias, e se mostraram entusiasmadas com a riqueza de uma boa literatura.
Para satisfação do poeta escritor, Angelo Bruno, compareceram no dia seguinte, quinta-feira, pela manhã, um grupo de alunas do 1º ano “E” com a biografia do escritor e interessadas em entrevistá-lo. A DÉBORA, A ARIANE, A LUCIANA E A WÂNIA, saíram satisfeitas com o bate papo literário, ficaram radiantes com a beleza dos escritos.
Continuando o trabalho, chegou a equipe da tarde; as alunas PALOMA SOUSA, MAYANE E MICHELLY, todas do 1º ano “I”, ficaram tão motivadas e empolgadas que saíram com a vocação de escritoras aflorada.
A ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, parabeniza ao CEM Castelo Branco, na pessoa da diretora, Prof. Paula Zerbini, e de modo especial a Professora de literatura, Ceci de Fátima, por prestigiarem a literatura local.


Editado por Claudemir Oliveira